quinta-feira, 21 de julho de 2011

REINVENTAR PARTICIPA DE FORMA DECISIVA NO CONGRESSO DA UNIÃO DOS ESTUDANTES DA BAHIA (UEB/2011)




Nos dias 01, 02 e 03 de Julho, na cidade de Ilhéus, na Bahia, aconteceu o 4º Congresso da União de Estudantes da Bahia (UEB) que contou com boa participação de jovens, de todo estado, e, que teve o Movimento Reinventar e a JS/PDT como uma das delegações protagonistas sendo representados por um belo conjunto de militantes.

Segundo os organizadores do evento, o congresso de 2011 em termos de participação foi o maior da história da entidade e teve como atrativo, além dos debates, o fato de ter sido a última reunião estudantil antes do 52º Congresso da União Nacional de Estudantes (CONUNE), que vai rolar nem Goiânia ainda neste mês de julho.

O Movimento Reinventar, que aglutina estudantes independentes e também militantes da JS, terminou o encontro mostrando sua força na Bahia. A delegação foi composta de um mix estudantil de diversos cursos, de universidades públicas e privadas, o que ajudou na construção da chapa vencedora da plenária final que elegeu a nova direção e construiu o documento intitulado “Carta de Ilhéus”, no qual a estudantada entre outras coisas defende a reversão do atual quadro de mercantilização da educação.

O Reinventar, conseguiu garantir sua permanência na direção executiva da entidade nos próximos dois anos. A atual diretora de movimentos sociais da UEB e presidente do DCE – UNIJORGE,Tássia Bastos, estava bastante entusiasmada ao fim da atividade e destacou em sua fala: “Este congresso foi sensacional pro Reinventar, trouxemos uma galera bem diversificada e com ótima representação. Agora o desafio é levar ainda mais militantes e estudantes que compõem o REINVENTAR pra Goiânia, na semana que vem, e defender a educação como fizeram nossos líderes Brizola e Darcy durante toda sua vida. Neste ano o CONUNE é histórico pra nós brizolistas e para todos estudantes do país, pois fará uma homenagem aos 50 anos da legalidade, movimento de resistência que teve Brizola a frente e que conseguiu apoio da UNE e de toda a juventude brasileira.”concluiu a jovem militante.

Estiveram no congresso da UEB dirigentes nacionais da UNE e personalidades políticas e da educação brasileira.

Nenhum comentário: